terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Alergias alimentares

Existem dois tipos de reações provocadas por alimentos. Uma é resultado de uma alergia real, enquanto a outra é resultado de uma intolerância. A intolerância alimentar é realmente a mais comum das duas, mas as alergias alimentares são as mais graves. Neste artigo, exploraremos os sintomas e causas das alergias alimentares e também como diferenciar uma alergia alimentar de uma intolerância.

O que é uma alergia alimentar?

Uma alergia alimentar é uma hipersensibilidade ou resposta anormal do sistema imunológico a certos alimentos.

É uma sensibilidade que se desenvolve da mesma forma que as alergias a pólen ou fungos. Primeiro o seu corpo precisa ter entrado em contato com o alérgeno (nesse caso, o alimento) para ter desenvolvido anticorpos contra ele. É por isso que você pode ter comido amendoim uma vez e não ter tido reação a ele. É somente na próxima vez que você comer um amendoim que seu corpo reage, já que os anticorpos contra ele, formados após o primeiro contato, vão esperar pela próxima vez.

Sintomas da alergia alimentar

Os sintomas de uma reação alérgica a um alimento vão de formigamento nos lábios até cãimbras abdominais, dificuldade de respirar e, mais seriamente, o choque. O local da reação e sua gravidade podem variar. Quando dois ou mais sistemas orgânicos estão envolvidos ou se há dificuldade respiratória, a reação é considerada grave. As reações podem piorar progressivamente com exposições subseqüentes. Só porque uma pessoa teve reações brandas a um alimento alergênico não significa que a próxima reação não será grave ou potencialmente fatal.

0 comentários:

Design konnio.com