terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Alergias a medicamentos

Embora as pessoas experimentem todos os tipos de reações a medicamentos, elas são geralmente efeitos colaterais da droga (que você geralmente encontrará listados e descritos na bula) ao invés de reações alérgicas.

É raro acontecer uma reação alérgica a um medicamento, mas as conseqüências podem ser graves, variando de ressecamento da pele a urticária, febre e anafilaxia, uma reação grave e que põe a vida em risco, que inclui inchaço da boca, língua e principalmente glote (espécie de válvula pode onde passa o ar antes de entrar na traquéia), batimento cardíaco acelerado, respiração difícil, uma queda brusca da pressão arterial, inconsciência e até morte. Esse artigo o ajudará a entender melhor a natureza das alergias a medicamentos.

Quais medicamentos podem causar alergias?

Medicamentos famosos por causar reações alérgicas são alguns dos mesmos medicamentos famosos por salvar inúmeras vidas, notavelmente medicamentos à base de penicilina e sulfa. Outros medicamentos conhecidos por causarem reações alérgicas incluem barbitúricos (raro), anticonvulsivos, Novocaína e outros anestésicos locais (muito raro) e insulina, especialmente insulina de origem animal. A aspirina e medicamentos semelhantes também podem causar reações alérgicas - são conhecidas por desencadearem ataques de asma, especialmente em crianças.

Risco de reação alérgica

Você corre risco de ter uma reação alérgica a um medicamento? Confira os seguintes dados.

História familiar. Alguém em sua família é alérgico a qualquer medicamento? Se sim, você pode ter herdado a tendência alérgica.

Há quanto tempo você toma um medicamento? Você não terá uma reação alérgica na primeira vez que tomar o medicamento; você precisa desenvolver anticorpos, assim como faz com outros tipos de alergias. Portanto, quanto maior for o tempo ou a freqüência com que você toma o medicamento, maior a chance de desenvolver uma alergia.

Como o medicamento foi aplicado? Medicamentos tópicos e injetáveis são mais propensos a causar uma reação do que aqueles tomados oralmente.


Sua idade. Os adultos são mais propensos a terem uma reação alérgica aos medicamentos do que as crianças.


Sua dosagem. Quanto maior for a dose, maior a probabilidade de uma reação alérgica.
Se você for alérgico a um medicamento, assegure-se de informar aos seus médicos. O tratamento básico é evitar o medicamento. Uma dose de adrenalina, também chamada de epinefrina, pode ser aplicada para interromper a reação anafilática.

Uma vez que as reações aos medicamentos são geralmente imprevisíveis, assegure-se de estar próximo ao socorro médico quando tomar um medicamento pela primeira vez. Não vá escalar montanhas sozinho ou se afastar muito da civilização. As reações variam de poucos minutos a até uma hora, mas elas podem acontecer muito depois. De fato, algumas pessoas podem reagir dias depois ou até mesmo após o antibiótico ter sido interrompido.

Infecções por fungos e diarréias não são sintomas de uma reação alérgica.

Embora as alergias a medicamentos sejam raras, as conseqüências podem ser prejudiciais. Por isso é importante localizar e identificar alergias, de modo que ela possa ser adequadamente tratada.

0 comentários:

Design konnio.com