terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Alergias no local de trabalho

Doente por causa do trabalho? A maioria de nós brinca que está. Mas algumas pessoas ficam literalmente doentes em seu local de trabalho, sofrendo de uma condição chamada síndrome do edifício doente. Este artigo falará sobre as alergias que você contrai em seu ambiente de trabalho.

O escritório como incubadora

Em um esforço para conservar energia, modernos edifícios de escritórios são construídos hermeticamente fechados, freqüentemente com circulação inadequada de ar fresco. Alérgenos e substâncias irritantes enchem o ar sem ter por onde sair. Solventes para a limpeza de carpetes deixam resíduos químicos irritantes. Fibras de vidro ou outras partículas no ar incomodam os olhos. Esporos de fungos, circulando livremente nas unidades úmidas de ar condicionado em contínuo funcionamento, incomodam narizes sensíveis. E se os colegas de trabalho tiverem animais de estimação em casa, é possível que até mesmo vírus da raiva seja encontrado na atmosfera do ambiente de trabalho.

Espaços fechados de escritório não são o único local de trabalho suscetível a problemas ambientais. Muitos profissionais e comerciantes, por causa das substâncias químicas com que trabalham, também estão propensos a alergias ambientais, trabalhando em ambientes fechados ou abertos.

As profissões que são suscetíveis a alergias incluem:

trabalhadores industriais que lidam com tintas, químicos, solventes e plásticos;


cabeleireiros, que trabalham constantemente com tinturas, permanentes, esmaltes e removedores de esmalte;


trabalhadores agrícolas que lidam com fertilizantes e pesticidas;


operadores de máquina fotocopiadora que trabalham em escritórios fechados com máquinas e papéis que emitem gases muito prejudiciais;


médicos, que podem se tornar sensíveis ao látex (como o de luvas cirúrgicas);


padeiros, que podem sofrer de alergias à farinha ou ao trigo, apelidada de "rinite do padeiro" em menção às vítimas mais afetadas.

Sintomas alérgicos ambientais

Os sintomas dependem daquilo a que você está exposto, a que quantidade, com que freqüência e por quanto tempo você foi exposto. Eles podem incluir coceira ou ardor nos olhos, erupções, dor de garganta, dores de cabeça, tontura e fadiga.

Os fatores que contribuem para a suscetibilidade incluem a idade, o histórico de alergias, a saúde em geral e o nível geral de estresse.

As alergias ambientais são difíceis de diagnosticar e também mais difíceis de evitar. E você não pode simplesmente parar de ir trabalhar.

Suas alergias são relacionadas ao trabalho?

Um pouco de investigação pode oferecer pistas sobre se você é ou não alérgico a um ambiente de trabalho.

Faça as seguintes perguntas:


quando os sintomas começam e quando eles param?


os sintomas começam em uma determinada área (a sala da copiadora, por exemplo) ou quando estou realizando um trabalho específico?


quais são os sintomas nos finais de semana ou nas férias? Leve suas observações para o seu médico.
A "síndrome do edifício doente" não é uma ocorrência comum. Mas se você começar a ter sintomas alérgicos, é melhor identificar se é seu local de trabalho que está causando o problema.

0 comentários:

Design konnio.com