terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Alimentos integrais

Nos grandes centros, há uma grande variedade de alimentos integrais nas prateleiras dos supermercados. Existem vários tipos de arroz integral com combinação de vários tipos de grão de marcas variadas.

Em relação ao pão, há vários tipos com grãos variados, sem gordura e com baixa quantidade de calorias, que podem substituir o pão branco. Substituir os alimentos não-integrais pelos integrais é um processo que pode ser feito passo a passo. Muitas vezes há uma grande resistência por parte da família. Então é melhor introduzir aos poucos, uma refeição por semana ou simplesmente colocar como uma outra opção.

A maior vantagem dos alimentos integrais é que eles dão uma maior sensação de saciedade por serem absorvidos mais lentamente. O alto conteúdo de fibras nesse tipo de alimento faz com que carboidratos e gorduras fiquem retidos na luz do intestino junto com as fibras, sendo absorvidos mais lentamente.

Já os alimentos não-integrais, como o arroz comum e o pão branco, embora sejam ricos em carboidratos complexos, são rapidamente transformados em glicose e absorvidos. O aumento no nível de glicose que eles provocam induz à liberação de grandes quantidades de insulina e logo depois vem novamente a sensação de fome.

Os alimentos integrais induzem uma liberação lenta de insulina e a sensação de fome demora mais para se manifestar. Os alimentos integrais às vezes são até mais calóricos do que os alimentos não-integrais, mas a ingestão de uma quantidade menor gera sensação de saciedade e, no final, o balanço é de uma ingestão menor de calorias.

Há várias lojas que vendem exclusivamente produtos especiais ricos em fibras, mas mesmo nas grandes redes de supermercados é possível encontrar uma grande variedade de alimentos integrais.

0 comentários:

Design konnio.com