quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Arritmia: uma alteração do ritmo cardíaco normal

O coração é uma máquina que bombeia o sangue para os pulmões e, assim que o sangue é oxigenado, para os órgãos do corpo. Mas o coração também é uma máquina rítmica com circuitos elétricos extremamente harmoniosos. É este sistema elétrico que inicia e mantém o bombeamento de sangue.

As quatro câmaras do coração



O circuito elétrico do coração inicia no átrio direito, uma das duas câmaras superiores do coração, com um sinal originando-se em um grupo de células especializadas denominadas de nó sinoatrial ou nó SA. O nó SA é também chamado de marca-passo natural do coração, pois ele define o ritmo no qual o coração bate.



O sistema elétrico do coração

O sinal elétrico se dissemina a partir do átrio direito para o átrio esquerdo e segue para os ventrículos, que são as duas câmaras inferiores do coração. Em resposta ao sinal elétrico, as células musculares dos ventrículos se contraem e bombeiam sangue para as artérias. Para obter mais informações, consulte Como funciona o coração.


Quando o coração estiver saudável, ele terá uma freqüência entre 60 e 100 batimentos por minuto (bpm), considerada normal. Quando o ritmo cardíaco estiver mais lento ou mais acelerado que o normal, chama-se de arritmia. As arritmias podem ocorrer como conseqüência de alterações do sistema de condução elétrica do coração.

0 comentários:

Design konnio.com