terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Como combater os resfriados

Dor de cabeça, nariz entupido, tosse, febre, olhos coçando, dor de garganta, dores musculares. Se você é como a maioria das pessoas, conhece muito bem os sintomas dos resfriados comuns. Apesar dos americanos gastarem bilhões de dólares por ano com consultas e remédios para resfriados (tudo, desde lenços de papel e vitamina C, até descongestionantes vendidos sem receita e chás de ervas), não existe cura para o resfriado comum. Felizmente, existem modos de você se recuperar mais facilmente. Neste artigo nós discutiremos todos os aspectos do resfriado, incluindo técnicas de autocuidado, quando você deve consultar um médico e como evitar transmitir seu resfriado para os inocentes que estão ao seu redor. Para começar, nós discutiremos sobre as origens e causas do resfriado comum.

Um resfriado é uma infecção respiratória superior causada por qualquer uma das centenas de vírus diferentes que existem. Infelizmente os cientistas ainda não descobriram como derrotar estes vírus. O corpo deve confiar nas suas próprias defesas pessoais.

Durante um resfriado, as partículas do vírus penetram a camada da mucosa do nariz e da garganta e se ligam às células. Os vírus fazem buracos nas membranas celulares permitindo que o material genético viral entre nas células. Dentro de um curto espaço de tempo, o vírus assume e força as células a produzirem centenas de novas partículas de vírus.

Em resposta a esta invasão viral, o corpo libera suas defesas: o nariz e a garganta liberam elementos químicos que acionam o sistema imunológico, as células danificadas produzem elementos químicos chamados de prostaglandinas, que acionam a inflamação e atraem os leucócitos que combatem a infecção; os pequenos vasos sangüíneos se esticam, abrindo espaço para permitir a passagem do fluído do sangue (plasma) e leucócitos especializados para entrar na área infectada; a temperatura corporal aumenta, melhorando a resposta imunológica e a histamina é liberada, aumentando a produção de muco nasal num esforço para aprisionar as partículas virais e removê-las do corpo.

Na batalha contra o vírus do resfriado, o corpo contra-ataca com sua artilharia pesada: leucócitos especializados chamados de monócitos e linfócitos; o interferon, geralmente chamado de "medicamento antiviral próprio do corpo" e 20 ou mais proteínas que circulam no plasma sangüíneo e revestem os vírus e células infectadas, tornando mais fácil os leucócitos identificá-los e destruí-los.

0 comentários:

Design konnio.com