terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Como funcionam as doenças infecciosas

O corpo humano é cercado e habitado por bilhões de microorganismos (organismos vivos tão minúsculos que podem ser vistos somente pelo microscópio). A maioria dos microorganismos é inofensiva ou até benéfica como, por exemplo, as bactérias que costumam viver no sistema digestivo e nos ajudam na digestão de alimentos. De vez em quando, no entanto, um microorganismo capaz de causar uma doença invade nosso corpo. As doenças causadas por esses microorganismos são chamadas de doenças infecciosas.

Doenças infecciosas são contagiosas, ou seja, podem ser transmitidas de uma pessoa para outra. Elas podem ser transmitidas por contato com a pele, através de fluidos corporais, em alimentos ou bebidas contaminados ou por partículas do ar que contenham microorganismos, embora valha lembrar que os caminhos e facilidade de transmissão variem de uma doença para outra.

Além disso, picadas de insetos ou mordidas de animais são outra forma de transmissão. Se um inseto, por exemplo, picar uma pessoa infectada, ele pode transportar o microorganismo e passar a doença para outra por meio de uma picada. Os dois tipos mais comuns de doenças infecciosas são as infecções bacterianas e as virais.

As bactérias causadoras de doenças, ou patogênicas, atacam os tecidos do corpo diretamente ou causam danos através da secreção de substâncias venenosas chamadas toxinas. Felizmente, no entanto, as infecções causadas por bactérias costumam ser curáveis. Os antibióticos matam alguns tipos de bactérias e as vacinas previnem algumas doenças causadas por bactérias.

Os vírus são os menores microorganismos conhecidos e são responsáveis por doenças tão relativamente inofensivas quanto o resfriado e por outras tão graves quanto a meningite. Os vírus vivem e se reproduzem somente dentro de células vivas, e apenas determinadas células são suscetíveis a um vírus específico. Você pode ser o hospedeiro de diversos vírus sem sofrer qualquer tipo de doença, mas se um número muito grande de células forem atacadas, é aí que ficamos doentes.

Não há tratamento médico eficaz para a maioria das infecções virais. Isso acontece porque, como os vírus vivem dentro das células, qualquer tratamento criado para matá-lo provavelmente também atingirá a célula. Além disso, há milhares de vírus diferentes, cada um com propriedades diversas, e um agente que seja eficaz contra um vírus provavelmente não será tão eficaz contra os outros. E embora haja vacinas para algumas doenças virais, o tratamento para a maior parte delas se limita ao tratamento dos sintomas.

0 comentários:

Design konnio.com