quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Como funcionam os problemas refrativos de visão

Você já olhou para um texto e ele parecia embaçado? Talvez você tenha feito um exame de vista para tirar sua carteira de habilitação e percebeu que não conseguia ler os sinais muito bem. Talvez você tenha descoberto que, conforme envelhece, tem que ler livros e jornais a distâncias cada vez maiores. Então você vai ao oftalmologista e descobre que precisa de óculos porque tem um problema refrativo de visão. Neste artigo, examinaremos quatro dos principais tipos de problemas refrativos de visão, ou seja, problemas que envolvem incapacidade dos olhos de focarem uma imagem.

Antes de falarmos sobre problemas de visão refrativos, vejamos como funcionam os olhos. No sentido mais simples, os olhos são como câmeras. Eles têm uma abertura variável chamada pupila; um sistema de lente, que inclui uma cobertura transparente chamada córnea e uma lente esférica; um "filme" reutilizável chamado retina; e diversos conjuntos de músculos. Os músculos controlam o tamanho da abertura, a forma do sistema de lente e os movimentos dos olhos. Conforme mostrado na Figura 1, a luz passa pela córnea e pela pupila, é dobrada ou refratada (leia Como funciona a luz para saber mais) pela lente e chega a um ponto ou foco na retina, em que se forma a imagem.

Na retina, células sensoras chamadas bastonetes e cones transformam os fótons de luz em sinais elétricos, que são transmitidos para o cérebro, que os interpreta. A capacidade de focar a luz na retina depende das formas da córnea e da lente, que são controladas por suas formas inerentes, alongamento e elasticidade, a forma do globo ocular e conjuntos de músculos anexados. Então, quando você olha alguma coisa, os músculos anexados à lente devem se contrair e relaxar para alterar a forma do sistema de lente e manter o objeto focado na retina, mesmo quando os olhos se movem. Trata-se de um conjunto complexo de movimentos musculares controlado automaticamente por seu sistema nervoso.

Aqui estão os quatro problemas refrativos de visão mais comuns:

visão curta (miopia)
visão longa (hipermetropia)
astigmatismo
presbiopia
Miopia

Em visão curta, a luz de objetos distantes é focada na frente da retina. A miopia ocorre normalmente quando o globo ocular é muito longo, entretanto, às vezes é causada pelo foco excessivo no sistema de lente (veja a Figura 2). O resultado é que se pode ver objetos próximos com nitidez, mas os objetos mais distantes ficam embaçados. A miopia pode ser corrigida usando-se uma lente côncava para divergir ou estender a luz de forma que, quando passar pelo sistema de lente, seja focada na retina.

Hipermetropia

Em visão longa, a luz é focada atrás da retina (veja a Figura 3). A hipermetropia normalmente acontece quando o globo ocular é muito pequeno ou quando o poder de foco do sistema de lente é muito fraco. O resultado é que se pode ver objetos distantes com nitidez, mas os objetos mais próximos ficam embaçados. A hipermetropia pode ser corrigida usando-se uma lente convexa para concentrar ou convergir a luz (figura 3) de forma que, quando passar pelo sistema de lente, seja focada na retina.


Astigmatisamo

Neste tipo de problema de refração, a forma da córnea ou da lente é distorcida de forma que a luz entra em dois pontos focais. Imagine que a lente tenha forma oval em vez de esférica e que a luz que vem das partes de cima e de baixo é levada a um ponto focal diferente do que é levada a luz que vem dos lados direito e esquerdo. Para corrigir esse problema, é feita uma lente com formato que corrige a forma distorcida do sistema de lente do olho.

Presbiopia

Nesse caso, a córnea e a lente do olho se tornam menos alongáveis e, portanto, não podem mudar prontamente a forma de levar a luz para focar na retina. Isso acontece naturalmente conforme envelhecemos e é normalmente observado quando uma pessoa chega aos 40 anos. Se você tem presbiopia, você tem problemas para focar na retina a luz de objetos próximos e distantes. Para corrigir esse problema, você pode obter um par de lentes bifocais, a parte de cima servindo para ver objetos distantes e a de baixo para ver objetos próximos.

0 comentários:

Design konnio.com