quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Cuidados com os alergênicos químicos

Químicos existem em todos os lugares, então é impossível evitá-los completamente. Você pode, no entanto, reduzir com facilidade seu número. Por que a necessidade de examinar o local de armazenamento dos químicos? Químicos podem ser irritativos, e podem ser perigosos de se tocar ou inalar. Se alguém em sua casa tem alergia a químicos, removê-los é uma necessidade. Abaixo, listamos alguns produtos que contém químicos conhecidos por serem irritativos.

Formaldeídeo

O formaldeídeo é o líquido usado em animais prestes a serem dissecados nos experimentos de laboratório. Poucos sabem que o formaldeídeo é encontrado não apenas no laboratório, mas também em vários outros produtos domésticos. Formaldeídeo é um gás venenoso, incolor, com cheiro desagradável (em grandes quantidades; para preservar experimentos dissecados em laboratório, ele é dissolvido em água). O formaldeídeo atraiu atenção recentemente por seu potencial de câncer. Ele se torna um problema para aqueles com alergia porque produtos que contém formaldeídeo emitem gases, que podem ser irritativos ao sistema respiratório, além de causar outros sintomas desagradáveis, como náusea, dor de cabeça, diarréia, sangramento do nariz, fadiga, tontura e lapsos de memória. Exposições contínuas levam a mais sintomas, que colocam em risco a vida.

A maioria das casas apresenta apenas quantidades insignificantes de formaldeídeo, mas esse nível depende de uma variedade de fatores, incluindo a umidade, ventilação, temperatura e o número de produtos liberando o gás. Produtos ricos em formaldeídeo incluem carpetes e acolchoados de espuma; aglomerados, madeira compensada e outros produtos de madeira usados para estantes e móveis; conservantes de tintas, goma para roupas e tecidos lavados a seco; tintas; bolas de naftalina; produtos de vinil de engomadores e muitos outros.

Há alguns meios de reduzir a emissão de formaldeídeo, apesar de nenhuma ser particularmente fácil ou barata.

Não use ou limite o uso de produtos de madeira prensada, tais como os aglomerados e compensados. Invista em madeira sólida.
Carpetes novos expõem todos ao formaldeídeo, usado para manter a coloração, o tecido à prova d'água é para reforçar a parte posterior. Segundo algumas estimativas, carpetes que liberam gases, expelem formaldeídeo por anos. Algumas indústrias de carpetes têm se preocupado com o meio ambiente, produzindo carpetes com um índice menor desse componente. Vale a pena procurar pelos produtos fabricados por elas. De qualquer forma certifique-se de arejar seu carpete antes de intalá-lo em sua casa.
Não fume. A fumaça do cigarro, inalada ou expelida, contém índices de formaldeídeo maiores do que qualquer outra fonte. Cigarros contém também outros 4.000 elementos químicos, muitos deles cancerígenos.
Depois de retornar de uma loja de roupas, lave todas as roupas antes de colocá-las em seu armário. Remova sacolas plásticas de todas as roupas lavadas a seco e areje-as, se possível ao ar livre.
Pesquise produtos alternativos.
Mantenha o ambiente ventilado. Com o passar do tempo, emissões de formaldeídeo diminuem e, dependendo do tamanho do produto, devem ter níveis mais baixos em semanas ou meses.
Como você pôde ver, todos podem se beneficiar com a redução das emissões de formaldeídeo, mas isto é especialmente importante para pessoas alérgicas e que tendem a ser hipersensíveis.

Outros perigos

Os produtos químicos a seguir também devem ser evitados por pessoas alérgicas.

Removedores de manchas, polidores de móveis, tíneres, ceras para carros e naftalina - todos contendo destilados de petróleo que podem ser irritativos e que há suspeita de serem cancerígenos.
Produtos para limpeza de vasos sanitários e removedores de sujeira. Os ácidos encontrados nos produtos de limpeza de banheiro são corrosivos aos olhos, pele e membranas mucosas.
A amônia pura é uma substância química volátil que pode ser perigosa (e potencialmente causadora de danos) para os olhos, vias respiratórias e pele.
Alvejantes deixam nossas roupas alvas, mas são fortes corrosivos, que podem irritar e queimar a pele e os olhos.
Desodorizadores artificiais - funciona liberando um agente que amortece os nervos ou ,afeta seu olfato revestindo as passagens nasais com uma película oleosa. Se isso ainda não for suficiente, alguns desodorizadores contém formaldeídeo e fenol. Toque o fenol e sua pele pode inchar, queimar, partir e descascar, ou você pode desenvolver urticárias.
Xampus para carpetes e estofados - usam produtos químicos altamente tóxicos para eliminar e limpar manchas. Alguns produtos de limpeza contém percloretileno, um conhecido cancerígeno, e hidróxido de amônia, um agente corrosivo que irrita os olhos, pele e vias respiratórias.
Manchas de queimado e crostas no fogão são difíceis de remover. Ainda pior são os químicos encontrados nos produtos de limpeza, em particular nos desinfetantes, que são cáusticos, queimam os olhos e a pele e causam severos danos aos tecidos se ingeridos acidentalmente.
Detergente e amaciante - produtos para lavanderia podem conter sódio ou cálcio (altamente corrosivo e que queima olhos, pele e vias respiratórias), sulfonato de alquila (agente que causa danos ao fígado e que é absorvido através da pele) e sódio trifosfato (um químico que irrita a mucosa das membranas e é facilmente absorvido através da pele).

Produtos de limpeza antibacterianos - alguns contém triclosan, que, quando absorvido através da pele, pode causar danos ao fígado.
Pesticidas - crianças, animais de estimação e jardineiros vivem também próximos da terra. Crianças rolam pela grama, animais de estimação deitam na calçada e jardineiros remexem o solo. Todos eles estão facilmente suscetíveis a tocar ou inalar resíduos de pesticidas. Eles podem estar expostos a ingredientes perigosos como o diazinon, que prejudica o sistema nervoso central, além de organofosfatos, uma classe de substâncias tóxicas que são facilmente transportadas para dentro dos pulmões com a respiração.
Talcos contra pulgas - contém químicos que causarão mais problemas e danos do que qualquer pulga poderia infligir; mais visivelmente danos na pele, problemas respiratórios, cardiovasculares, no fígado, nos rins, no baço e no sistema nervoso central.

Imunizar sua casa contra alergias é o melhor meio não medicinal de melhorar os sintomas da alergia. Sendo no quarto, no banheiro ou na garagem, lembrar de fazer a limpeza com produtos inofensivos ao meio ambiente e tomar cuidado para não introduzir produtos químicos desnecessários em sua casa, será de grande ajuda para implementar melhorias na qualidade de vida de pessoas alérgicas. Como diz o ditado, mais vale prevenir do que remediar.

0 comentários:

Design konnio.com