terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Dicas básicas para a Síndrome do Túnel do Carpo

Para a maioria das pessoas, a chave para combater a Síndrome do Túnel do Carpo é a prevenção: fazer mudanças antes que a STC se torne um problema. Se você já está sentindo algum entorpecimento leve, um pouco de formigamento e queimação associados à STC, você pode evitar mais danos e obter a cura fazendo algumas pequenas mudanças no seu estilo de vida. As dicas a seguir podem ajudá-lo a manter suas mãos e punhos saudáveis e reduzir os sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo. Porém, se os seus sintomas são graves (se eles interferem nas atividades diárias, por exemplo), se eles não desaparecerem após duas semanas de cuidados, ou se eles são acompanhados por febre, inchaço, irritação ou vermelhidão no punho, ou qualquer perda de função ou massa muscular, procure um médico.

Fique em forma: você é menos propenso a sofrer lesões se os sistemas circulatório e reparador do seu corpo funcionam bem. Ajude seu corpo mantendo uma alimentação nutritiva, dormindo e descansando o suficiente e exercitando-se regularmente. Também, pare de fumar, pois isso inibe a circulação de todas as partes do corpo, incluindo punhos e mãos.



Alimentar-se bem por torná-lo menos propenso a lesões

Não se prejudique ao tirar uma soneca: os sintomas da STC geralmente surgem à noite e podem acordá-lo. Alguns médicos acreditam que isso ocorra porque o fluído do corpo é redistribuído quando você está deitado, assim, mais fluído se acumula no punho. Mas outro fator colaborador pode ser a sua posição de dormir: você pode dormir com o punho dobrado e/ou enfiado sob a cabeça ou travesseiro, o que pode causar compressão do nervo mediano. Portanto, ao deitar-se para dormir, deixe sua mão ou punho repousar horizontalmente sobre o colchão. Você também pode perguntar ao seu médico sobre uma tala (veja abaixo).

Emagreça: peso em excesso pode comprimir o nervo mediano, portanto, tente manter seu peso ideal tendo uma dieta equilibrada e praticando bastante exercício. Consulte um médico ou um nutricionista qualificado se você não sabe qual o seu peso ideal ou como alcançá-lo.

Faça pequenas interrupções: a fadiga ou cansaço das juntas ou músculos é um sinal de aviso para mudar a sua postura e/ou padrão de movimento. Quando seu punho, mão ou dedos sentem fadiga ou doem, faça uma interrupção. Balance as suas mãos e, se possível, levante-se e dê uma caminhada ou, pelo menos, estique seus braços e ajuste sua posição. Mesmo uma interrupção de um a dois minutos a cada 20 ou 30 minutos ajuda, como também uma interrupção mais longa (de cerca de 10 a 15 minutos) a cada uma ou duas horas.

Faça um rodízio de tarefas: especialistas na área sugerem que você faça um rodízio entre tarefas que usam diferentes músculos e evite a mesma tarefa por muitas horas. Se o seu serviço não permite o rodízio, fale com o seu supervisor ou com o seu sindicato sobre uma mudança. O rodízio reduz o estresse da tarefa e minimiza as perdas de produção, beneficiando, assim, tanto o empregador quanto o funcionário.

Mantenha-se "neutro": quando trabalhar, mantenha seu corpo e seus punhos em uma posição neutra e confortável: reto, nem torto nem curvado. Verifique a altura da tela do seu computador (ele deve estar no nível dos olhos). Ajuste o nível do seu teclado ou estação de trabalho para que você não precise esticar, tensionar ou dobrar seus punhos (ele deve estar na altura do cotovelo ou ligeiramente abaixo dele). Os seus punhos sempre devem estar em uma linha reta com os seus antebraços. E certifique-se de não permanecer muito perto nem muito longe do seu teclado.

Segure corretamente: a maioria de nós tem uma tendência a segurar coisas com apenas o polegar e os dedos indicador e médio, o que aumenta a pressão sobre o punho e causa irritação dos tendões correspondentes. Se você tem de segurar ou girar alguma coisa, como a tampa de uma jarra, use a palma da mão ou a mão inteira para distribuir a carga.


Emagrecer pode ajudar a controlar a Síndrome do Túnel do Carpo


Mãos alternadas: dê um descanso para a sua mão dominante sempre que possível. Tente usar a sua outra mão para fazer algumas tarefas.

Observe os pontos de pressão: freqüentemente, os digitadores apóiam seus punhos na beirada de uma mesa quando trabalham, o que pode causar pressão em excesso sobre os punhos. Ajuste sua estação de trabalho, se necessário, para manter seus punhos retos e afastados da beirada da mesa.

Suavize e desacelere: geralmente são os movimentos repetitivos realizados em alta velocidade que causam os problemas do túnel do carpo. Seja cuidadoso ao trabalhar e aplique somente a força necessária para realizar a tarefa em andamento.

Diminua as más vibrações: as pessoas que usam ferramentas vibratórias, como lixadeiras, britadeiras, formões, motosserras, esmeris, rebitadeiras e furadeiras por longos períodos parecem correr um risco maior de desenvolver problemas no punho. Se você é um deles, faça interrupções freqüentes e, quando possível, opere a ferramenta na velocidade que causar a menor vibração.

Seja ergonômico: geralmente a Síndrome do Túnel do Carpo pode ser evitada ou tratada com a utilização de ferramentas e estações de trabalho que foram ergonomicamente reprojetadas para causar menos estresse ao corpo. Algumas ferramentas foram projetadas para trabalhar com menos força, enquanto outras apresentam cabos e alças aperfeiçoados atualmente. Alguns fabricantes de facas, por exemplo, reprojetaram as facas dos empacotadores de carne para que elas exijam menos curvatura do punho. Outras empresas criaram dispositivos auxiliares, como apoios para o punho para usuários de computador e teclados de computador que requerem um toque mais suave, o que pode evitar ou reduzir os problemas da Síndome do Túnel do Carpo. Atualmente, até mesmo canetas com hastes mais volumosas e macias e fluxo de tinta mais suave (que requerem menos "aperto" e força dos dedos) são comuns. Portanto, procure por itens que possam aliviar o esforço sobre seus punhos e mãos.

Observe os sintomas e aja: fique alerta aos primeiros sinais da Síndrome do Túnel do Carpo, como entorpecimento ocasional, queimação, formigamento ou sensação de pontadas e agulhadas que o acordem à noite ou que ocorram ou piorem quando você está segurando um jornal ou outro objeto entre seus dedos. Tome atitudes preventivas e cuide-se imediatamente. Sentir dor nos braços e rigidez nos dedos pela manhã também podem ser sinais precoces de lesão por esforço repetitivo moderado.

Aplique gelo: se você tem sintomas da STC, reduza o inchaço e inflamação aplicando uma pedra de gelo envolta em um tecido fino sobre o punho e antebraço por 5 a 15 minutos, duas ou três vezes ao dia. Ao mesmo tempo, certifique-se de tomar as medidas necessárias para eliminar a causa do trauma no seu punho.

O calor é proibido: enquanto o gelo pode reduzir a inflamação e o inchaço, o calor pode piorar um problema de túnel do carpo porque ele causa o inchaço dos tecidos na estreita passagem.

Talas leves: uma tala de punho adequadamente encaixada prescrita por um médico pode ajudar a aliviar a STC e pode ser especialmente útil quando usada à noite para manter o punho em uma posição neutra (não dobrado). Freqüentemente, porém, as pessoas que desenvolvem os sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo correm à farmácia ou loja de artigos esportivos em busca de qualquer tala para punho como um remédio caseiro. Mas, às vezes, o remédio caseiro prejudica mais do que beneficia. Se a tala for muito flexível, por exemplo, ela pode permitir o movimento do pulso, o que anula seu propósito. Se for inadequadamente encaixada ou vestida, ela pode, na verdade, forçar o punho a uma posição estressante e/ou causar compressão do nervo mediano. E, se essas talas forem usadas por muito tempo, os músculos na área do punho podem começar a atrofiar.

0 comentários:

Design konnio.com