terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Dicas para enfrentar a dor de cabeça

Tente as seguintes dicas para aliviar a dor de cabeça ocasional. Se você tem dores de cabeça freqüentes ou fortes, certifique-se de conversar a respeito com um profissional da área médica.

Tente (mas não exagere) analgésicos - uma dose de analgésico vendido sem receita, tipo aspirina, paracetamol ou ibuprofen, é quase sempre o suficiente para aliviar a dor de cabeça ocasional. Mas se você toma mais de duas doses por dia com freqüência ou por mais de quatro ou cinco dias seguidos para aliviar a dor, entre em contato com o seu médico. Tomar analgésicos com muita freqüência pode, na verdade, piorar a sua dor de cabeça.

Deite-se - deitar e ficar de olhos fechados, por meia hora ou mais, pode ser um dos melhores tratamentos para a dor de cabeça. Para alguns tipos de dor de cabeça, tais como enxaquecas, dormir parece ser a única coisa que interrompe o ciclo da dor. Reconhecer os primeiros sinais dessa dor pode evitar que ela fique fora de controle, uma vez que os médicos dizem que quanto mais rápido você deitar, mais rápido ela será amenizada.

Não deixe o sol entrar - se os seus sintomas se parecem com os da enxaqueca (tais como dores fortes de um lado da cabeça, náusea, visão embaçada e sensibilidade extrema à luminosidade), especialistas concordam que descansar em um quarto escuro pode aliviar a dor. A luz intensa também pode causar dores de cabeça. Até ficar olhando para a tela do computador pode disparar a dor no cérebro. Usar óculos escuros ou outras formas de filtrar a luz intensa e minimizar o brilho pode ajudar a prevenir essas dores.


Faça compressa fria - um pano umedecido em água fria e colocado sobre os olhos ou uma compressa de gelo colocada no local da dor são boas maneiras de aliviar a dor de cabeça. Você também encontra, em qualquer farmácia, compressas de gelo especiais que cobrem toda a cabeça (chamadas de "bolsas de água fria") ou compressas de gel congelado que podem ser colocadas dentro do travesseiro. Não importa o que você use, lembre-se de que o tempo é vital: usar gelo logo que a dor aparece vai aliviá-la, em geral, em 20 minutos.

Tente o calor - se para você o gelo é desconfortável ou não é eficaz, tente colocar um pano quente sobre seus olhos ou no lugar da dor. Deixe a compressa por meia hora, reaquecendo-a conforme necessário.

Pense em coisas boas - muitas dores de cabeça aparecem ou ficam piores com o estresse e a tensão. Aprender a lidar com as dificuldades da vida, desligando-se dos pensamentos desagradáveis, pode diminuir a intensidade de uma dor de cabeça forte. Quando você sentir que o seu corpo está caminhando para uma situação de crise, depois de ter tido um desentendimento grave com seu cônjuge ou colega de trabalho, por exemplo, faça força para ter pensamentos agradáveis. Relaxar a sua mente ajudará a descobrir uma maneira de resolver o problema, o que pode impedir uma dor de cabeça causada pela tensão.

Verifique a tensão - juntamente com a dica anterior, pare algumas vezes durante o dia e verifique a tensão do seu corpo. Você está com os dentes cerrados ou com a testa franzida? Seus punhos estão cerrados? Se você descobrir estes sinais de tensão, pare, relaxe e respire fundo, uma ou duas vezes (não passe de umas poucas inalações profundas, ou do contrário, você pode começar a hiperventilar). Verificando dessa maneira seu corpo, você pode cortar uma dor de cabeça pela raiz.


Pare de fumar - fumar pode trazer ou piorar uma dor de cabeça, especialmente se você sofre de dores de cabeça em salvas - dores de cabeça cíclicas e muito fortes que duram de 5 a 20 minutos.


Não beba - beber mais álcool do que você está habituado causa o efeito do dia seguinte: uma dor de cabeça intensa. Mas até uma simples dose de algumas bebidas alcoólicas podem desencadear dores de cabeça e, em certas pessoas, variedades como enxaqueca e cefaléia em salvas. Bebidas alcoólicas escuras, como os vinhos tintos, o sherry, o brandy, o whisky, o vermouth e a cerveja contêm quantidades altas de tiramina, um aminoácido que pode causar dores de cabeça em pessoas sensíveis a ele. Algumas pessoas parecem ser sensíveis à histamina na cerveja e no vinho. Portanto, se você está brigando com as dores de cabeça, a abstenção pode ser a sua melhor escolha.


Comece um programa de exercícios regulares - o exercício regular ajuda a liberar a tensão física e emocional que pode levar a dores de cabeça. Caminhar, correr e outras atividades aeróbicas podem ajudar a aumentar a produção de endorfina (um analgésico natural) no organismo.


Corte a cafeína - a mesma química do café e chá que pode despertá-lo pela manhã, pode também fazer com que os seus músculos fiquem tensos e jogar o seu nível de ansiedade lá em cima. Consumir muita cafeína também pode causar insônia, que pode desencadear dores de cabeça. Outro problema é que muitas pessoas tomam várias xícaras de café durante a semana no trabalho, mas reduzem o consumo nos sábados e domingos. Este padrão pode levar às dores de cabeça de abstinência do final de semana.

Se a cafeína está lhe causando dores de cabeça, evite este estimulante, diminuindo a ingestão aos poucos. Comece eliminando o equivalente a meia xícara por semana até que esteja tomando uma xícara de café descafeinado (ou o equivalente a isto) por dia. Uma pequena quantidade de café contém por volta de 150 miligramas de cafeína. Uma xícara de chá que tenha ficado em infusão por três a cinco minutos pode conter de 20 a 50 miligramas de cafeína. Meio copo de refrigerante contém por volta de 35 a 45 miligramas de cafeína. Verifique também outras fontes de cafeína, principalmente nos medicamentos vendidos sem receita que estão no seu armário de remédios.

Combata primeiro a náusea - algumas dores de cabeça podem vir acompanhadas de náusea, o que pode fazer com que você se sinta ainda pior. Os sucos gástricos produzidos pelo estômago podem prejudicar a absorção de alguns analgésicos vendidos sem receita, o que pode tornar estes medicamentos menos eficazes. Portanto, se você cuidar primeiro da sua náusea, a dor de cabeça pode se tornar mais fácil de ser tratada. Muitos pacientes acham que tomar suco de pêssego, néctar de damasco ou uma coca-cola ajuda a eliminar a náusea. Os medicamentos contra o enjôo vendidos sem receita, como o Emetrol e a Dramamina, podem ser úteis.

Deite-se e levante-se à mesma hora todos os dias - dormir demais pode criar mudanças na química do seu organismo que disparam enxaquecas e dores de cabeça. Ir para a cama e deitar à mesma hora todos os dias, inclusive nos finais de semana, mantém o corpo num ritmo estável.

Mantenha um diário da dor de cabeça - se você tem dores de cabeça freqüentes, tente desvendar os fatores que podem ser responsáveis. Pegue um caderno e anote tudo sobre as suas dores de cabeça. Dê a elas uma nota de 0 a 3, começando com a ausência de dores de cabeça (nota 0), indo para uma dor de cabeça de intensidade leve (nota 1), dor de cabeça moderada a forte (nota 2) e uma dor de cabeça que te deixa inútil (nota 3). Registre os fatores que podem ter desencadeado a dor. Você estava sob um estresse fora do normal? O que você comeu? Se você é mulher, está passando pelo seu período de menstruação? Você usou medicamentos que contêm hormônios, do tipo anticoncepcionais orais? Procure agora por possíveis motivos e padrões e associe os dias em que você teve as dores de cabeça com estes fatores. Estas informações podem ajudá-lo a evitar os fatores desencadeadores da dor e ajudar o seu médico a indicar um plano de tratamento melhor.

0 comentários:

Design konnio.com