terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Dicas para lidar com a incontinência

Agora que você já sabe um pouco sobre os diferentes tipos de incontinência e suas causas, já pode aprender como lidar com esse problema de controle da bexiga.

Faça um diário - manter um diário vai ajudá-lo a manter um registro de quando você urinou e as circunstâncias em que se encontrava. O diário deve incluir a hora do dia em que ocorreu a urina ou o vazamento; o tipo e quantidade de líquidos ingeridos anteriormente; a quantidade urinada em gramas (as farmácias oferecem equipamentos para medição que cabem dentro do vaso sanitário); a quantidade de urina que vazou (pequena, média ou grande); a atividade que estava sendo realizada quando ocorreu o vazamento; e se a vontade de urinar estava ou não presente. Manter um diário desse tipo por quatro dias, ou de preferência uma semana, antes de procurar um médico poderá ajudá-lo a determinar qual tipo de incontinência você tem e quais os melhores tratamentos. Quando você for ao médico, leve também uma lista dos medicamentos que você toma regularmente, prescritos ou não, pois alguns deles podem estar causando o problema.



Perca peso - carregar excesso de gordura na região abdominal coloca pressão adicional na bexiga e aumenta o esforço dos músculos da pelve.


Não fume - essa é outra razão para largar o cigarro: a nicotina pode irritar a bexiga e, para fumantes excessivos, a tosse pode contribuir para a incontinência de esforço.


Compre algum produto que lhe dê segurança - há várias opções no mercado atualmente que podem absorver possíveis acidentes e, ao mesmo tempo, proteger suas roupas e lençóis da umidade. Existem cuecas e calcinhas especiais (descartáveis ou não), fraldas, protetores para o colchão e para os lençóis e absorventes especiais que podem aumentar sua confiança. Para algumas pessoas, absorventes de tamanho normal ou mini são alternativas aceitáveis, que garantem alguma proteção. Você também pode perguntar ao seu médico sobre outros produtos que podem evitar vazamentos, incluindo absorventes uretrais (pequenas tampas colocadas na uretra que podem ser removidas quando se quer urinar) e selos urinais (pequenas almofadas descartáveis de espuma que são colocadas na abertura da uretra).


Esteja seguro na estrada - acessórios para coleta externa que são especialmente criados para mulheres ou homens podem tornar uma viagem muito mais confortável. Esses urinóis de viagem também são úteis para deixar ao lado da cama e estão disponíveis em lojas de artigos médicos e farmácias, podendo também ser comprados pela internet.


Alivie-se antes de sair - tente esvaziar sua bexiga antes de viagens de uma hora ou mais, mesmo que não esteja sentindo vontade de ir ao banheiro.


Vá de novo - depois de urinar, levante-se e sente-se de novo. Aí, incline-se para frente, o que vai comprimir seu abdômen e colocar pressão sobre a bexiga para ajudar a esvaziá-la completamente.


Use roupas fáceis de tirar - roupas femininas podem ser um problema, principalmente para as que sofrem com incontinência de urgência. Macacões, jardineiras e maiôs podem atrapalhar quando você estiver com vontade de urinar porque essas roupas devem ser tiradas de cima para baixo. Evite usar esse tipo de roupa ou procure opções que tenham aberturas no fundilho, para remoção mais rápida e fácil (também é interessante evitar saias e calças muito justas e meias-calças, porque colocam pressão desnecessária sobre o abdômen, além de serem mais difíceis de serem retiradas). É bom ter sempre uma roupa extra com você, para que você possa se trocar caso ocorra um acidente. Se as suas roupas ficarem manchadas de urina, deixe-as de molho por três horas em uma mistura de quatro litros de água e um copo de detergente de cozinha.


Resultados de peso - exercícios de resistência, ou seja, com o uso de pesos, podem ser usados para fortalecer os músculos do esfíncter uretral e outros músculos da região pélvica, importantes para reconquistar a contenção urinária. Cones mais ou menos do tamanho de um absorvente interno e que podem ter diferentes pesos foram criados para serem usados na vagina (em mulheres) ou no reto (nos homens). Quando um cone é inserido, os músculos da região devem se contrair para segurar o peso e não deixá-lo cair. Quando feito de maneira adequada e consistente, esses exercícios começam a apresentar resultados em poucos meses. Esses conjuntos de pesos podem ser adquiridos com médicos, que podem ajudar a utilizá-los, ou em lojas de artigos médicos. Leia e siga cuidadosamente as instruções antes de usar. Comece segurando o peso mais leve por 15 minutos, duas vezes por dia. Quando tiver sucesso com esse peso, passe para o próximo mais pesado e permaneça com ele o mesmo tempo. Algumas versões desses cones vêm com um sistema de monitoramento eletrônico chamado perineômetro, que informa a pressão que você está realizando no cone.

0 comentários:

Design konnio.com