terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Dieta contra a dor de cabeça

Estima-se que entre 10 e 30% das dores de cabeça estejam relacionadas às sensibilidades alimentares. Contudo, a reação provocada pela dieta parece variar consideravelmente entre indivíduos, de modo que fica difícil desenvolver uma dieta que não provoque reações e que funcione para todos. Na verdade, os alimentos suspeitos que foram relatados cobrem uma gama tão extensa que, se fossem todos proibidos, você ficaria com pouco ou nada para escolher, o que não seria uma coisa boa, uma vez que o próprio jejum é desencadeador de dores de cabeça. Porém, parece que existem alguns alimentos ou ingredientes que causam problemas para boa parte das pessoas que sofrem de dor de cabeça. Eles estão listados abaixo.

Para determinar se uma sensibilidade alimentar está causando as dores de cabeça, comece registrando os alimentos que você come, juntamente a outros fatores ambientais (é possível que haja uma interação entre a alimentação e outro fator, como a mudança hormonal, necessária para desencadear as dores de cabeça). Procure por padrões na alimentação nas 24 horas que antecedem cada dor de cabeça. Se um alimento ou ingrediente aparece regularmente na sua dieta um pouco antes da dor de cabeça, tente eliminá-lo por duas ou três semanas. Depois, volte a acrescentá-lo por duas ou três semanas. Se as suas dores de cabeça diminuem ou acabam com a retirada, retornando com a reintrodução do alimento, então você descobriu o desencadeador alimentar, que a partir de agora deve evitar (se esta experiência parece indicar que você é sensível a vários alimentos ou todo um grupo de alimentos, converse sobre isto com seu médico ou um nutricionista para garantir que a sua dieta reajustada fornecerá todos os nutrientes que você precisa para a sua saúde).

A tiramina e outras aminas - a tiramina é um aminoácido conhecido por provocar dores de cabeça, náusea e pressão alta em alguns indivíduos (pessoas que tomam remédios antidepressivos, chamados de inibidores de monoamino oxidase ou IMAO, estão especialmente propensas a acumular quantidades altas de tiramina). A tiramina é encontrada em uma grande variedade de alimentos, incluindo queijos curados, carnes processadas, amendoim, favas, lentilhas, abacate, banana, pão fresco, vinho tinto e outras bebidas alcoólicas, além de alimentos em conserva. Uma amina relacionada que pode ser problemática para algumas pessoas que sofrem de dores de cabeça é a fenilalanina, encontrada no chocolate e em outros alimentos. Até as frutas cítricas contêm uma amina que pode servir como desencadeador para algumas pessoas.

O glutamato monosódico (GMS) - estes acentuadores de sabor também são encontrados em uma grande variedade de alimentos, apesar de nem sempre serem claramente identificados em rótulos. Eles são mais encontrados em comidas chinesas, no molho de soja, nos temperos e amaciantes de carne e em alimentos processados.

Nitratos e nitritos - estes conservantes são acrescentados com freqüência nos prensados e outras carnes processadas, como o molho à bolonhesa, o salame, cachorros-quentes, bacon e presunto, assim como no peixe defumado.

0 comentários:

Design konnio.com