terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Recuperação após a cirurgia de derivação gástrica

Recuperação
Após a cirurgia de derivação gástrica, os pacientes podem permanecer no hospital por dois a seis dias. Entretanto, a recuperação no hospital requer mais do que simplesmente ficar na cama. Aproximadamente de quatro a seis horas após a cirurgia, os pacientes devem sair da cama durante curtos períodos de tempo para evitar a formação de coágulos de sangue nas pernas. Os pacientes normalmente têm um catéter (em inglês), pequeno tubo ligado a sua bexiga, usado para coletar a urina. Esse tubo em geral é deixado até 24 horas após a cirurgia e pode ser bastante desconfortável. O tubo usado para drenar a bolsa do estômago durante a cirurgia também pode ficar no local, causando mais desconforto. Para melhora da dor, são prescritos medicamentos analgésicos.
Até um ou dois dias depois da cirurgia, o paciente não pode comer. Isso permite que o estômago consiga cicatrizar. Após o segundo dia, o paciente começa uma dieta de 12 semanas, que começa com a ingestão de líquidos, depois, de alimento amassado e, finalmente, de porções pequenas de alimentos sólidos.

Nesse momento da recuperação do paciente, é essencial o acompanhamento de um nutricionista. Devido à perda do duodeno, a absorção de nutrientes diminui e, por esse motivo, a ingestão adequada de vitaminas e minerais deve ser monitorada de perto para evitar má absorção. O novo estômago menor também significa porções menores de comida para o resto da vida do paciente.

Já que o estômago pós-cirúrgico inicialmente pode suportar apenas cerca de 30g de alimento, o paciente deve fazer várias refeições pequenas durante o dia para evitar que vomite ou tenha dores abdominais fortes. Após três meses, o paciente deve fazer três refeições e três lanches saudáveis ao dia. No novo estômago só cabem porções menores de comida e o paciente deve se acostumar a comer porções menores pelo resto da vida.

0 comentários:

Design konnio.com