quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

resumo de como você deve realizar a ressuscitação cardíaca em um adulto

Aqui está um resumo de como você deve realizar a RC em um adulto inconsciente (existe um procedimento diferente para salvar crianças e bebês). Para aprender tudo sobre a RC, e estar apto a praticar e realizar esta técnica salva-vidas, você deve fazer um curso em organizações especializadas.
A de ar
Quando alguém desmaia, a língua relaxa e pode se enrolar na boca e bloquear a passagem de ar pela traquéia. Antes de começar a RC em uma pessoa inconsciente, você provavelmente vai precisar desenrolar a língua dela. Como desobstruir as vias respiratórias:

coloque a palma da mão na testa da vítima e empurre-a gentilmente;
com a outra mão, levante o queixo delicadamente, projetando-o para fora;
levante-o até que os dentes fiquem quase juntos, mas a boca permaneça um pouco aberta.
Inclinando a cabeça para trás e levantando o queixo, você impede que a língua obstrua a entrada e saída de ar. Nesta hora, verifique novamente a respiração. Se a vítima estiver se engasgando com algo, você verá seu peito se mover quando ela tenta respirar, mas não vai conseguir sentir ou ouvir o ar sendo expirado. Medidas adicionais terão de ser tomadas para retirar o que está bloqueando a traquéia.
Fazer compressões vigorosas no abdômen. Isto faz pressão, que força o objeto para cima e para fora da traquéia.
Tente retirar o objeto com os próprios dedos.
Depois disso, verifique a respiração novamente. Algumas vezes, apenas desobstruir a traquéia pode ser o suficiente para que a vítima volte a respirar sozinha. Se a vítima começar a respirar e se mover sozinha, você pode parar a RC. Se isto não acontecer, você deverá ajudá-la a respirar fazendo a respiração boca-a-boca.
B de boca-a-boca
Seus pulmões têm uma função principal: receber o oxigênio e expelir o dióxido de carbono (gás carbônico). Normalmente, os músculos em seu peito contraem e expandem sua cavidade torácica, permitindo que seus pulmões se encham de ar. O oxigênio e o dióxido de carbono se espalham pela imensa área pulmonar. Finalmente, os músculos do peito relaxam e você expira (para aprender mais sobre pulmões veja Como funcionam os pulmões).

A respiração boca-a-boca consiste em soprar o ar dos seus pulmões para os da vítima em intervalos regulares. O tempo de cada sopro (cerca de 1,5 a 2 segundos) simula a respiração normal. Você inspira profundamente, faz uma vedação firme com a sua boca na da vítima e expira o ar de maneira vigorosa. Como o nariz da vítima também deve estar comprimido, o ar deve ir diretamente para os pulmões, que se enchem.

A respiração boca-a-boca não é tão fácil de ser feita como muitos pensam. Normalmente, são os músculos do peito que impulsionam a inspiração. Na respiração artificial, o ar vai contra os músculos relaxados do peito da vítima. Quando estes músculos estão relaxados, a cavidade torácica fica menor e mantém os pulmões vazios. Para superar esta resistência, você deve expirar com vigor por 1 ou 2 segundos na boca da vítima. Ao mesmo tempo em que os pulmões se enchem de ar, você consegue ver o peito subir. Quando você retira a boca e desfaz a vedação, o peito desce e mais uma vez os pulmões são esvaziados. Como em uma respiração normal, o ar é expirado pela boca da vítima.

Mas o ar expirado por outra pessoa realmente fornece o oxigênio necessário para salvar alguém inconsciente? Normalmente, o ar inspirado contém cerca de 20% de oxigênio por volume e seus pulmões captam e usam em torno de 5% em cada respiração. Portanto, o ar expirado na boca da vítima contém de 15 a 16% de oxigênio, mais que o suficiente para suas necessidades.

Depois de fazer duas respirações na vítima, você deve checar o pulso e ver se ela voltou a respirar sozinha. Isto vai determinar o que deve ser feito em seguida.

Situação O que fazer
Se a vítima estiver respirando e tiver pulso. Pare a RC e fique com ela até a ajuda médica chegar.
Se a vítima não estiver respirando e tiver pulso. Continue a fazer a respiração boca-a-boca.
Se a vítima não tiver pulso. Faça as compressões no peito, alternando com a respiração boca-a-boca.


C de circulação
Se o coração da vítima não estiver batendo, você deverá fazer o papel do órgão que está falhando. Isto é, deverá simular um coração, pulsionando sangue oxigenado para o resto do corpo da vítima. Mas como é possível que você consiga afetar o fluxo sangüíneo? Você só vai precisar de suas mãos e de um pouco de força. Os passos são simples:

ajoelhe-se ao lado da vítima, posicione uma mão sobre a outra a cerca de 1 ou 2 cm da ponta inferior do esterno;
usando o peso do corpo, pressione o peito da vítima. Você deve comprimi-lo de 2 a 5 cm;
mantenha o ritmo de uma compressão por segundo;
repita os passos dois e três por mais 29 vezes;
faça duas respirações boca-a-boca como antes, para liberar mais oxigênio no sangue;
Repita a seqüência por mais três vezes e verifique o pulso.
Na verdade, o que você está fazendo é apertar o coração entre o esterno e a espinha dorsal para forçar a saída do sangue. Fazer compressões cria uma pressão positiva dentro do peito, que impulsiona o sangue oxigenado para fora do coração através da aorta. Da aorta ele vai até o cérebro e depois até as outras partes do corpo, liberando oxigênio para a respiração celular. Quando você solta, a pressão dentro do peito da vítima diminui. E o sangue flui de volta para o coração através das veias.


Enquanto são feitas as compressões, uma pressão positiva é criada no interior do peito e o sangue oxigenado é impulsionado através das artérias para o cérebro e outros órgãos. Quando as compressões param, a pressão cai e o sangue flui de volta para o coração através das veias

0 comentários:

Design konnio.com